Técnico em Agenciamento de Viagem

2
tecnico-agenciamento-de-viagens

Curso Técnico em AGENCIAMENTO DE VIAGEM

Eixo Tecnológico : Turismo, Hospitalidade e Lazer

 

O TÉCNICO EM AGENCIAMENTO DE VIAGEM é o profissional que desenvolve atividades de venda e serviço de pós-venda de produtos turísticos. Elabora roteiros de viagem, pacotes turísticos, emissão de bilhetes e orientação ao viajante. Realiza consultoria de viagens sobre roteiros e destinos, em conformidade com as demandas da atividade turística, assim como executa serviços de guiamento. Pode executar serviços de Guiamento Regional e ou Nacional / América do Sul, credenciando-se junto ao Ministério do Turismo.

 

MERCADO DE TRABALHO

Agências de viagem, agências de viagem e turismo, agências de intercâmbio, transportadoras turísticas e órgãos públicos ou privados. Empresas de e-commerce da área de turismo, terminais de empresas aeroportuárias, rodoviárias e ferroviárias. Prestação de serviços em empresas turísticas.

ATRIBUIÇÕES

  • Formatar roteiros e produtos turísticos adequados aos diferentes públicos.
  • Fazer reservas de cruzeiros marítimos e fluviais, hotéis, restaurantes, casas de show, locadoras de automóveis e espaços culturais.
  • Informar sobre cotações cambiais e documentações para viagens.
  • Informar sobre destinos turísticos e lugares diversos.
  • Fornecer informações sobre o setor turístico (hotéis, restaurantes, entre outros).
  • Fazer cumprir normas e manuais com seus respectivos procedimentos.
  • Executar rotinas administrativas.
  • Emitir documentos de viagem (bilhete aéreo, ferroviário, voucher, seguro de viagem, roominglist, carteira de albergue, carteira de estudante internacional, contratos, entre outros).
  • Elaborar banco de dados com informações turísticas.
  • Elaborar, executar e avaliar projetos do Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer.

 

OBSERVAÇÃO:

Ao concluinte dos módulos I, II e III, maior de 18 anos ou emancipado, que tenha realizado no mínimo 3 (três) viagens técnicas, no Estado de São Paulo, num total de 100 horas (sendo uma viagem livre e duas viagens com pernoite) acompanhado de profissional credenciado pelo Ministério do Turísmo, fará jus ao Certificado de Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de GUIA DE TURISMO REGIONAL.

Ao concluinte dos módulo I, II e III maior de 18 anos ou emancipado, que tenha realizado no mínimo 3 (três) viagens técnicas num total de 100 horas (sendo uma viagem aérea, uma viagem interestadual, uma viagem livre) acompanhado de profissional credenciado pelo Ministério do Trabalho, fará jús ao Certificado de Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de GUIA DE TURISMO DE EXCURSÃO NACIONAL E AMÉRICA DO SUL. As viagens realizadas para o Guia de Turismo Regional não poderão ser contabilizadas para o Guia de Turismo de Excursão Nacional e América do Sul e vise-versa. As simulações para as viagens deverão ser feitas nas aulas regulares.

 

O GUIA DE TURISMO REGIONAL é o profissional que desenvolve atividades inerentes à qualificação, podendo organizar e acompanhar grupos de turistas por roteiros históricos, naturais, culturais e educativos no Estado de São Paulo, prestando-lhes informações e assistência nesses deslocamentos, atendendo sempre as necessidades do cliente.

O GUIA DE TURISMO DE EXCURSÃO NACIONAL E AMÉRICA DO SUL é o profissional que desenvolve atividades inerentes a qualificação, podendo organizar e acompanhar grupos de turistas por roteiros históricos, naturais, culturais e educativos no Brasil e nos Países da América do Sul, prestando-lhes informações e assistência nesses deslocamentos, atendendo sempre as necessidades do cliente.

As viagens realizadas para o Guia de Turismo Regional não poderão ser contabilizadas para o Guia de Turismo de Excursão Nacional e América do Sul e vise-versa. As simulações para as viagens deverão ser feitas nas aulas regulares.

Atribuições: Guia de Turismo Regional e do Guia de Excursão Nacional e América do Sul

 

  • Acompanhar turistas conforme roteiros e itinerários já estabelecidos.
  • Assessorar a saída para o passeio, a chegada ao destino, seus atrativos e o retorno para o local de origem.
  • Entreter os turistas em suas paradas e orientá-los nas melhores opções de lazer e compras.
  • Organizar e executar roteiros considerando a infra-estrutura: transporte, guias especializados, restaurantes e outros.
  • Pesquisar regiões, cidades, lugares, hotéis, parques temáticos e ecológicos, costumes e fatos folclóricos, históricos, geográficos e artísticos, objetivando a elaboração de roteiros turísticos e a realização da atividade do guiamento.
  • Planejar e executar viagens de lazer, de incentivo educacional ou empresarial.
  • Prestar socorro imediato através de procedimentos adequados.
  • Assessorar o embarque e desembarque nos meios de transportes: aéreo, marítimo, fluviais e rodoviários.
  • Elaborar relatório de viagem e prestação de contas.
  • Avaliar o trabalho desenvolvido.

 

 

 

Certificações

Módulo I – Qualificação Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE E SERVIÇOS TURÍSTICOS

Módulo I+II – Qualificação Técnica de Nível Médio de PROMOTOR DE PRODUTOS      TURÍSTICOS

Módulo I+II+III – Qualificação Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM AGENCIAMENTO DE VIAGEM

Módulo I+II+III – Qualificação  Técnica de Nível Médio de GUIA DE TURISMO REGIONAL

Módulo I+II+III – Qualificação  Técnica de Nível Médio de GUIA DE TURISMO DE EXCURSÃO NACIONAL E AMÉRICA DO SUL

Comentários

comentário(s)

Sobre o Autor

ETECAF

Escola Técnica Estadual Aristóteles Ferreira. Santos/SP

Deixe um comentário

2 comentário

  1. Willians Costa Souza 18 agosto, 2015 at 15:39 Responder

    Gostaria de saber se eu poderia fazer as viagens com um profissional que não seja o próprio professor e se a posso ir com outras agências que estejam com um preço mais acessível?

Publique um novo comentário