Projeto VENCE

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Curso de período integral que une o Ensino Médio e a Educação Profissional: a escola estadual é responsável pela formação básica e o Centro Paula Souza (ETEC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, pela formação técnica.

O VENCE INTEGRADO atende, atualmente, 7.535 alunos de 52 municípios de São Paulo e 73 escolas estaduais. Eles têm a oportunidade de terminar o Ensino Médio com uma profissão, ganhando competitividade para ingressar no mercado de trabalho.

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias Estadual de Educação, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Centro Paula Souza e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A parceria possibilita o acesso de estudantes do Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica.

São oferecidos hoje 94 cursos técnicos, sendo 51 no Centro Paula Souza (ETEC) e 43 no Instituto Federal de Educação. Eles abrangem os mais diferentes segmentos de mercado, com cursos nas áreas industrial, de comércio e de serviços.

Podem se candidatar ao VENCE INTEGRADO alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental e que cursarão a 1ª série do Ensino Médio na escola estadual de São Paulo no ano letivo seguinte. Em 2014, começaram a ser oferecidas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A seleção de alunos é feita por avaliação classificatória (vestibulinho), no caso das ETEC, e por sorteio, no Instituto Federal de Educação.

A ETEC Aristóteles Ferreira realiza o Programa Vence com a unidade de ensino E.E. Olga Cury. Nossos alunos fazem o ensino médio na parte da manhã na escola Olga Cury, saindo as 12h30, sendo recebidos na ETEC Aristóteles Ferreira para o almoço, um breve descanso e voltam as atividades às 13h30. Assistem aulas da área técnica em eletrotécnica, participando  de aulas teóricas e práticas em oficinas e laboratórios específicos de sua atuação.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Estrutura Seriada

O currículo da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO foi organizado dando atendimento ao que determina Decreto nº 5154/2004, Resolução CNE/CEB 04/99 atualizada pela Resolução CNE/CEB nº 01/2005, a Resolução CNE/CEB nº 03/98, Parecer CNE/CEB 39/2004, Resolução CNE/CEB nº 04/2010, o Parecer CNE/CEB nº 11/2008, a Resolução CNE/CEB nº 03/2008, a Deliberação CEE nº 105/2011 e as Indicações CEE nº 08/2000 e 108/2011, assim como as competências profissionais que foram identificadas pelo Ceeteps, com a participação da comunidade escolar.

A organização curricular da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO está organizada de acordo com o Eixo Tecnológico de “Controle e Processos Industriais” e estruturada em séries articuladas, com terminalidade correspondente às qualificações profissionais técnicas de nível médio identificadas no mercado de trabalho.

Com a integração do Ensino Médio e Técnico, o Curso de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA, estruturado na modalidade Integrado passa a ter uma Matriz Curricular composta de duas partes específicas:

os componentes curriculares da Formação Geral (Ensino Médio);·

os componentes curriculares da Formação Profissional (Ensino Técnico).·

Essas especificidades se referem na forma como as funções e as competências serão desenvolvidas nas diferentes partes apresentadas.

As funções e as competências referentes aos componentes curriculares da Formação Geral (Base Nacional Comum e da Parte Diversificada) são direcionadas para:

  • o desenvolvimento do aluno em seus aspectos físico, intelectual, emocional e moral;
  • a formação da sua identidade pessoal e social;
  • a sua inclusão como cidadão participativo nas comunidades onde atuará;
  • a incorporação dos bens do patrimônio cultural da humanidade em seu acervo cultural pessoal;
  • a fruição das artes, da literatura, da ciência e das tecnologias;
  • a preparação para escolher uma profissão e formas de atuar produtiva e solidariamente na sociedade;
  • a aquisição de bases científicas requisitadas pelas bases tecnológicas que constituem a organização curricular da parte técnica.

Por serem desta natureza, as competências a serem desenvolvidas na Formação Geral (Ensino Médio), são as mesmas para todos os componentes curriculares e os conhecimentos requeridos para a construção e/ ou mobilização de cada uma delas podem ser também os mais diversos, ao contrário do que ocorre na Formação Profissional. Nessa, para cada componente curricular as competências são diferenciadas, bem como são específicas e bem definidas as bases tecnológicas a elas correspondentes.

Por isso, as listas de temas que deverão ser trabalhados para construção de conhecimentos em cada componente curricular são apresentadas no final da relação dascompetências das três séries do curso. A seleção dos que serão trabalhados em uma ou outra série dependerá da integração que se fará, por meio de projetos interdisciplinares, entre os diversos componentes de uma mesma área de estudos, de áreas diferentes e das partes constituintes da Formação Geral (Ensino Médio) com as constituintes da Formação Profissional, neste último caso relacionando bases científicas com bases tecnológicas e teoria com a prática em atividades na área de ELETROTÉCNICA.

Também o destaque dado aos Valores e Atitudes justifica-se porque, desenvolvê-los é um dos objetivos importantes do curso.

Quanto às propostas de instrumentos e procedimentos de avaliação, elas são apresentadas apenas na organização curricular da Formação Geral (Ensino Médio) porque, sendo as habilidades, em sua maior parte, de natureza mais intelectual, a tendência é utilizar instrumentos mais propícios a avaliar conhecimentos (teoria) do que habilidades (prática).

Na Formação Profissional (Ensino Técnico), as atribuições e responsabilidades do profissional direcionam a avaliação dos alunos para atividades práticas.

Itinerário Formativo

O Curso de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO é composto de três séries anuais articuladas, com terminalidade correspondente à ocupação identificada no mercado de trabalho.

A 1ª SÉRIE não oferece terminalidade e será destinada à construção de um conjunto de competências que subsidiarão o desenvolvimento de competências mais complexas, previstas para as séries subsequentes.

O aluno que cursar a 2ª SÉRIE concluirá a Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA.

Ao completar as três séries, com aproveitamento em todos os componentes curriculares, o aluno receberá o Diploma de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA que lhe dará o direito de exercer a profissão de Técnico (Habilitação Profissional) e o prosseguimento de estudos (Ensino Médio) no nível da Educação Superior.

Os alunos gostam bastante da escola e procuram integrar-se as demais turmas.

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Sobre o Autor

ETECAF

Escola Técnica Estadual Aristóteles Ferreira. Santos/SP

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Roberto Santos

Coordenador do curso técnico de Mecânica Comentários comentário(s)