Professor da Etec Aristóteles Ferreira ministra aulas para docentes do Peru

0
Jpeg

É com muita satisfação que anunciamos que o Professor Carlos Barreira dos cursos técnicos de Eletrônica e Eletrotécnica na Etec “Aristóteles Ferreira” foi convidado junto com grupo de professores da Instituição para realizar uma capacitação sobre Arduino (Automação utilizando a plataforma Arduino) para Professores de instituição técnica e tecnológica da cidade de Trujillo no Peru (SENATI).

Este curso foi realizado porque o Centro Paula Souza e SENATI firmaram um termo de cooperação para troca de experiências entre os dois países.

Confesso que fiquei impressionado pela vontade e disposição em aprender demonstrada pelos Professores e o acolhimento de todos. Vinte Professores de quatro cidades diferentes participaram do curso”, relata o professor Barreira.

Segundo ele,  a utilização do Arduino lá no SENATI é de certa forma novidade. Alguns Professores já realizaram algumas montagens, mas a grande maioria não tinha conhecimento sobre as possibilidades de utilização da plataforma. Nos 5 dias de curso, foram mostrados conceitos básicos de utilização de microcontroladores,  além de softwares que podem ser utilizados tanto em simulações, como para auxiliar a elaboração de aulas, é o caso do PROTEUS e do FRITZING. Foram realizados diversos exercícios demonstrando como é a programação do Arduino e como utilizar e controlar diversos componentes como LED, botões, sensores e motores.

No tempo livre, o grupo de professores conheceram  um pouco da cidade de Trujillo e de Lima, além de visitar alguns museus, a Huaca de la Luna e a praia de Huanchaco.

Jpeg

Terceiro da esquerda para direita – Professor Carlos Barreira

Jpeg

aula

Jpeg

aula

Jpeg

alunos professores

Comentários

comentário(s)

Sobre o Autor

ETECAF

Escola Técnica Estadual Aristóteles Ferreira. Santos/SP

Deixe um comentário

Nenhum comentário

DSC_1906

Câmeras de vigilância instaladas

Desde Fevereiro, iniciamos um processo de empenho no Centro Paula Souza, solicitando que fossem instaladas câmeras de segurança em nossa escola. Em Junho a verba ...