COMO OS CURSOS SÃO ORGANIZADOS

Os cursos técnicos estão organizados em módulos semestrais, conforme quadro abaixo:

 

CURSOS TÉCNICOS MANTIDOS DURAÇÃO
Eletrônica 4 semestres
Eletrotécnica 4 semestres
Edificações 3 semestres
Mecânica 4 semestres
Agenciamento de Viagem 3 semestres
Informática 3 semestres
Desenho da Construção Civil 3 semestres
Informática para Internet 3 semestres
Jogos Digitais 3 semestres
VENCE em Eletrotécnica 6 semestres
Eventos 3 semestres
Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) em Informática 6 semestres
Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) em Eletrônica 6 semestres
Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) em Eventos 6 semestres

Cada módulo semestral dos cursos técnicos, tem duração de 500 horas o que resulta em uma carga horária de 1500 horas para os cursos de 3 semestres, 2000 horas para os cursos de 4 semestres.

 

Outras possibilidades:

ENSINO TÉCNICO – VAGAS REMANESCENTES DE 2º MÓDULO

 

Também são oferecidas vagas remanescentes de 2º módulo dos cursos técnicos, mediante avaliação e certificação de competências laborais, aos candidatos que possuam experiência profissional na área do curso escolhido e que tenham concluído o Ensino Médio, de acordo com o Artigo 41 da Lei Federal 9394/1996 e da Deliberação 107/2011 do Conselho Estadual de Educação – SP.

 

O ensino técnico integrado ao ensino médio (ETIM) destina-se aos candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e compõe-se das partes relativas ao ensino médio (base nacional comum e parte diversificada) e da formação profissional (ensino técnico).

Os cursos serão oferecidos em período integral e organizados por séries. Cada curso é composto por 3 (três) séries. Cada série terá duração de um ano. As séries cursadas darão ao aluno, em sua maioria, uma qualificação profissional com direito a um certificado parcial.

Ao aluno concluinte do curso técnico integrado ao ensino médio será conferido e expedido o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer as atividades inerentes ao técnico, como também lhe dará o direito de continuidade de estudos no nível da Educação Superior.

 

ATENÇÃO:

O Ensino Técnico Integrado ao ensino Médio (ETIM) é oferecido da seguinte forma:

  • por meio Centro Paula Souza

O ensino técnico e o ensino médio são oferecidos dentro das Etecs.

  • por meio do Programa VENCE

O ensino técnico na Etec e ensino médio em uma Escola Estadual – EE (modalidade Interdependente). Nesta modalidade o deslocamento entre a Etec e a EE será responsabilidade do aluno.

  • ensino técnico e ensino médio na EE.

Os cursos integrados (ETIM, 3 anos) tem a seguinte duração:

 

Curso

Duração

1ª série

(2 semestres)

Duração

2ª série

2 semestres)

Duração

3ª série

(2 semestres)

Total horas

(6 semestres)

Informática 1560 horas 1520 horas 1480 horas 4560 horas
Eletrônica 1560 horas 1520 horas 1520 horas 4600 horas
Eventos 1440horas 1520 horas 1440 horas 4400 horas

 

Em média, cada semestre está dividido em 22 semanas onde são desenvolvidas diversas atividades relacionadas com a formação técnica. Essas atividades são organizadas em Componentes Curriculares específicos para cada um dos diversos cursos.

O curso é composto por aulas teóricas, onde todos os alunos da turma estarão juntos em uma sala e, também, por aulas práticas, que serão desenvolvidas em ambientes especializados.

Além das aulas teóricas e práticas o aluno também realizará atividades de pesquisa, e visitas técnicas, participará de palestras e terá que desenvolver um trabalho de conclusão de curso (TCC). Estas atividades além de enriquecer o currículo, permitirão uma visão mais ampla do mercado de trabalho e das atividades que circundam a sua formação.

O processo de avaliação utilizado na ETECAF é diferenciado. Saiba maiores detalhes lendo o texto Avaliação do Ensino e da Aprendizagem, adiante.