Curso Técnico em Eletrônica integrado ao Ensino Médio

2
etim-eletronica-aristoteles

Curso Técnico em Eletrônica integrado ao Ensino Médio

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

 

O TÉCNICO EM ELETRÔNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO é o profissional que participa do desenvolvimento de projetos. Articula as linguagens matemática e científica, elabora, acompanha e avalia planos de trabalho. Emprega critérios e aplica procedimentos. Executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos. Identifica metodologias, sistemas e equipamentos e estabelece a utilização desses de forma adequada. Realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos. Reconhece e valoriza os conhecimentos e tecnologias que possibilitam a resolução de problemas. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos. Organiza recursos humanos e materiais. Divide tarefas e compartilha responsabilidades. Atua segundo princípios éticos e cidadãos.

 

MERCADO DE TRABALHO

Indústrias. Laboratórios de controle de qualidade e de manutenção. Empresas de informática, telecomunicações e de produtos eletrônicos.

 

ATRIBUIÇÕES

  • Avaliar circuitos microprocessados.
  • Utilizar softwares específicos.
  • Interpretar desenhos, esquemas, leiaute e projetos de circuitos eletrônicos.
  • Correlacionar os tipos e dispositivos de redes e sistemas de comunicação.
  • Avaliar os diversos tipos de dispositivos utilizados nos processos de automação industrial.
  • Executar e coordenar serviços de montagem, instalação e manutenção em sistemas eletrônicos, eletropneumáticos e de controle e automação industrial.
  • Avaliar a capacidade e planejar a qualificação da equipe de trabalho.
  • Especificar e dimensionar dispositivos e materiais usados em sistemas eletroeletrônicos.
  • Identificar e respeitar os direitos e deveres de cidadania.
  • Desenvolver projetos de circuitos com dispositivos eletroeletrônicos.

 

O Curso de TÉCNICO EM ELETRÔNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO é composto de três séries anuais articuladas, com terminalidade correspondente à ocupação identificada no mercado de trabalho.

 

A 1ª SÉRIE não oferece terminalidade e será destinada à construção de um conjunto de competências que subsidiarão o desenvolvimento de competências mais complexas, previstas para as séries subsequentes.

 

O aluno que cursar a 2ª SÉRIE concluirá a Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA.

 

Ao completar as três séries, com aproveitamento em todos os componentes curriculares, o aluno receberá o Diploma de TÉCNICO EM ELETRÔNICA que lhe dará o direito de exercer a profissão de Técnico (Habilitação Profissional) e o prosseguimento de estudos (Ensino Médio) no nível da Educação Superior.

Comentários

comentário(s)

Sobre o Autor

ETECAF

Escola Técnica Estadual Aristóteles Ferreira. Santos/SP

Deixe um comentário

2 comentário

Publique um novo comentário

IMG-20160216-WA0057

PALESTRA COSTA CROCIERE

No ultimo dia 16/02/2016, recebemos em nossa escola Laura Mazza consultora do departamento Global Recruiting de Costa Crociere, para palestra sobre a vida a bordo, como ...