Alunos Agenciamento de Viagens no Palácio Saturnino de Brito

0

Palácio Saturnino de Brito recebe alunos do Centro Paula Souza em Santos

O Palácio Saturnino de Brito recebeu mais um grupo de visitantes interessados em conhecer a história do saneamento básico da região. Desta vez, 25 alunos do curso de Agenciamento de Viagem da Escola Técnica Estadual (ETEC) Aristóteles Ferreira, do Centro Paula Souza, realizaram visita técnica como parte do roteiro de pontos turísticos da região.

Só na cidade de Santos, o grupo relacionou 75 pontos turísticos. A professora da disciplina Teoria e Técnica Profissional dos Guias de Turismo, Cezira Campos, destacou a importância dos alunos aprenderem sobre a história do saneamento básico na região. “Com a conclusão do curso, eles podem obter habilitação para guia regional ou de excursão nacional e na América do Sul. Assim, é essencial que eles saibam como a região em que eles moram se formou, como a importância dos canais de drenagem para o desenvolvimento de Santos”.

Durante a visita, os estudantes voltam no tempo e conhecem em imagens, mapas e equipamentos como era a realidade da Baixada Santista no final do século XIX e início do século XX, quando a Comissão de Saneamento, da qual o engenheiro Saturnino de Brito chefiou, executava obras para sanear a região, como a canalização de rios para drenagem das águas pluviais e, posteriormente, o sistema de coleta e afastamento dos esgotos.

O grupo foi acompanhado pelo guia bilíngue Luis Fernando dos Santos, que destaca algumas curiosidades que muitos desconhecem, como a finalidade da Ponte Pênsil, em São Vicente. “A obra, inaugurada em 1914, foi feita para receber tubulações que encaminhavam os esgotos coletados em Santos e São Vicente para dispersar em alto-mar, na altura do Forte Itaipú, em Praia Grande”.

Lembranças de família – Dentre os mais de sete mil visitantes que já passaram pelo Palácio Saturnino de Brito, este grupo se destacou pela presença da sobrinha tataraneta do engenheiro José Pereira Rebouças, também integrante da Comissão de Saneamento.

Ana Carolina Rebouças Silva ficou surpresa com o que viu. “Não sabia que existia um acervo tão interessante. Meu tio foi atrás de fazer exames e traçar a árvore genealógica da família. Assim, descobri que o engenheiro José Rebouças é meu tio tataravô, o que aumenta, ainda mais, meu interesse pela história contada aqui neste Palácio”, revela Ana Carolina, que mora na Avenida Egídio Martins, em Santos, que leva o nome deste que foi diretor da Repartição de Saneamento de Santos.

Sala Onda Limpa – Além de obter informações históricas, o Palácio Saturnino de Brito abriga também uma sala mostrando os atuais investimentos e resultados projetados para o futuro. Exemplo disso é a sala do Programa Onda Limpa, onde um mapa gigante da Região Metropolitana da Baixada Santista mostra, com um sistema especial de iluminação, o que representa cada obra em execução pela Sabesp.

Serviço

Palácio Saturnino de Brito

Avenida São Francisco, 128, Centro Histórico de Santos

As visitas monitoradas são realizadas das 11 às 17 horas, de terça a domingo.

A entrada é gratuita

 

Confira reportagem no site:

Fonte: http://site.sabesp.com.br/site/imprensa/noticias-detalhe.aspx?secaoId=65&id=3931Notícias

Comentários

comentário(s)

Sobre o Autor

ETECAF

Escola Técnica Estadual Aristóteles Ferreira. Santos/SP

Deixe um comentário

Nenhum comentário